Olá galera! Andei inspirado e resolvi por está tag no blog, não sei se ela existe em algum lugar e se existe eu não vi, fuckoff, qualquer coisa posta aí que depois eu credito. Enfim, estive pensando nos filmes baseados em livros e vice-versa que eu já vi e deu uma vontade de compartilhar com vocês. Tentarei, com afinco, postar todo mês ao menos um filme e livro relacionados para vocês, não vai ser uma resenha pois isso é chato pra cacete, será uma espécie indicação, pois tudo o que for postado será com base no que eu gosto, e espero que gostem também! Vamos lá?
FRANKENSTEIN, O MODERNO PROMETEU
Vamos ao lado curioso?
- Uma coisa bacana da história é que o monstro não possui nome, ele é conhecido como 'o monstro de Frankenstein' por este ser o sobre nome do seu criador.
- Victor Von Frankenstein, é o personagem criador, estudante de filosofia, anatomia, biologia e química, ele teria construído o 'monstro' a partir de pedações de cadáveres costurados e teria reanimado os pedaços, como um todo, com uma descarga elétrica durante uma noite tempestuosa.
- A revolta inflama nele principalmente quando Victor o rejeita, então ele parte para a vingança.
- Segundo algumas fontes, houve a menção de duas inspiração para a criação da história para Shelley: Dr. Konrad Dippel, alquimista famoso por ter inventado, por acaso, o ácido cianídrico. Ele foi expulso de Estrasburgo, acusado de exumar corpos para experiência anatômicas "bizarras", ele costumava trabalhar com afinco na ideia de dar vida à corpos mortos. E o cientista amador Andrew Crosse, autor de audaciosas experiências eletromagnéticas e metalúrgicas. Há também um anúncio público da autora que conta ter tido a ideia a partir de um sonho. Desse modo, a origem do doutor Frankenstein nunca foi bem solucionada.
- Ela tinha apenas 19 anos quando criou a história em uma roda de amigos intelectuais que fizeram uma brincadeira para passar o tempo. O nome Frankenstein é o nome de uma antiga cidade na Silésia, local de origem da família Frankenstein. Mary Shelley teria conhecido um membro desta família, o que possivelmente influenciou sua criação.
O MONSTRO POR J. WHALE & B. KARLOFF
A maquiagem e a produção do filme ficaram muito legais e interessantes e Whale conseguiu desconstruir o complexo filosófico dos personagens e da trama e reaplicou de forma sutil dentro de uma rixa mortal entre os personagens - é legal que no filme Fritz, assistente do Dr., leva um cérebro de um ex-condenado para uso na criatura, e isto fica como uma possibilidade de motivo da maldade no monstro. Sem falar que também há os aspectos que seguem até hoje no terror da sétima arte, como a imagem do cientista maluco, o assistente corcunda, as condições desfavoráveis, o espírito vingativo e a consciência de um expectador.
Livro e filmes magníficos, dignos de atenção, fica a recomendação e abertura do nosso Cine & Book!
Existem muitas versões dos filmes do Frankenstein, e também continuações, como The Bride of Frankenstein, também com Karloff. Achei uma porção de imagens de capas diferentes e cenas de uns e outros filmes, ilustrações - sim, o moderno Prometeu já foi até transformado em HQ -, pinturas e tal, vou deixar algumas aqui para vocês verem, é super bacana, espero que gostem.
Clique para dar zoom
Capas de volumes impressos pelo mundo
Fragmentos do monstro por Boris Karloff em Frankenstein (1931)
Pintura de Johann Heinrich Füssli "The Nightmare" (1781) comparada à Mae Clarke em "Frankenstein" (1931)
Capa de divulgação de The Bride of Frankenstein
Elsa Lanchester em The Bride of Frankenstein (1935)
Illustrações de Bernie Wrightson para a primeira edição de Frankenstein (1983) para Marvel.
E é claro, não podia faltar, minha ilustração do transcendente amor entre Frankenstein e a noiva.
Para quem ainda não conhece nenhum dos trabalhos, vou deixar os links do livro e dos filmes para vocês! Obrigado pela companhia e até mais <3
Confira o livro: Frankenstein [PDF] - Skoob
Confira mais sobre o(s) filme: Frankenstein [Jame Whale - 1931] - Lista de filmes
Fontes: Public WSU- M. S. Wikipedia - Frankenstein Wikipedia
Muito, muito, muito legal este post! E a nova tag, que cumpriu muito bem o proposto. Sobre Frankestein eu só sabia o básico — um monstro feito com vários pedaços de cadáveres, um cientista louco —, então posso acrescentar que agora, ao ter contato com as curiosidades e o lado mais filosófico da história, estou empolgada para ler o livro!
ResponderExcluirOlá Lari <3
ExcluirEntão, obrigado rs Fico feliz que tenha gostado. Acho que muitos que não tiveram um envolvimento com a história devem imaginar isso rs Mas é um mergulho em questões profundas e psicológicas.
Vale a pena :D
Obrigado pela visita!
Que boa ideia para posts!
ResponderExcluirEstarei acompanhando suas indicações!
Abraços!
Oi Gaby :D Fico feliz que tenha gostado, e acompanhe sim, tentarei fazer ao menos 1 por mês :D
Excluirxoxoxo
Eu realmente só conhecia a história superficialmente e não fazia idéia que ia além do professor louco + o monstro que se revolta criado com restos mortais. Mas lendo melhor sobre, fiquei super, super, super interessada para ler o livro e ver o filme. Já estou baixando o PDF, inclusive <33 E ah, a idéia da tag/projeto/whatever foi ótima! AUSDHIA
ResponderExcluirBeijos <3333
wakin-g.blogspot.com
Ana <3 Leia sim pois é bem interessante e fico feliz que tenha curtido a ideia IQUWHDUIQHWDIUHQWd Até mais!
Excluirxoxoxo
Nunca li e nem vi o filme, acho que justamente por ser tão famoso, nunca me interessei muito. Pode me julgar, eu deixo. HUHAUHAU.
ResponderExcluir(um detalhe engraçado que eu nunca tinha percebido, a pinta "The Nightmare" é claramente inspirada na experiência de paralisia noturna)
Beijos,
nighght
Olá Maria, bem vinda *.*
ExcluirEu aconselho conhecer ao menos o livro, não pela questão da fama, mas é que ele é bem inspirador mesmo.
E sim, The Nightmare tem outras entrelinhas também, é uma puta obra *.*
Obrigado pela visita!
xoxoxo