10 maio

Adentrando a imaginação de Philip Pullman

“Três coisas me inspiram: 1ª - Dinheiro; Faço isso para viver, se não escrever bem, não vou ganhar o suficiente para pagar as contas. 2ª - O desejo de deixar uma marca no mundo. E 3ª - O prazer do artesanato; o infinito prazer de construir coisas, no meu caso, estórias.”



 Essas são algumas das muitas palavras deste notável escritor britânico, Philip Pullman. Nascido em Norwich na Inglaterra em 19 de Outubro de 1946.

 Durante a infância Pullman viajou muito em todo o mundo pelo fato de seu padrasto e seu pai serem membros da Real Força Aérea. Parte da sua infância na Austrália Pullman mostrou grande interesse pelas histórias em quadrinhos e suas maravilhas, a forma de seus contos cheios de imaginação e com surpreendentes desfechos.
 Pullman quando adolescente costumava freqüentar universidades como Exeter, em Oxford, para ler. Mais tarde passou a ensinar Romance Vitoriano e contos populares, porém acabou largando o magistério para agarrar uma carreira de escritor em tempo integral.
 Falando em majestosa obra, separei um resumo comentado para podermos conferir um pouco sobre essa conquista.

 Falando em majestosa obra, separei um resumo comentado para podermos conferir um pouco sobre essa conquista.

Trailer Oficial do filme "A Bússola de Ouro"



 Mostrou-se um amante de romances e literatura fantástica, e acabou escrevendo uma trilogia que se tornou uma das suas maiores obras “Fronteiras do Universo”, a qual inclusive teve um de seus episódios “A bússola de Ouro” transformada em filme pela New Line Cinema que comprou os direitos autorais de Pullman em 2002. O escritor tem uma visão muito crítica sobre religião e deixa isso muito claro nesta sua majestosa obra, apresentando questões como a existência de Deus, e a vida após a morte, no decorrer da história.




A bússola de Ouro – Philip Pullman

 A história conta sobre as aventuras de Lyra Belacqua, e seu Dimon Pantalaimon (na obra os dimons são como metade da alma dos humanos e vivem até seu ultimo momento ao lado do humano). Lyra tem 12 anos e mora na cidade universitária de Oxford, na Inglaterra, onde fora criada por catedráticos. No desenrolar da história algumas crianças começam a sumir e ninguém sabe o motivo, apenas supõem que os Globblers (como chamavam os seqüestradores por boatos de que seqüestravam as crianças para come-las) estava pegando todas as crianças que encontravam e levando-as para o Norte. A pequena Lyra presencia seu tio Lorde Asriel em uma visita a universidade comentando sobre o ‘Pó’ (supostos fragmentos do espaço) no Norte. Seu tio resolve partir para o Norte investigar, Lyra fica na universidade e o reitor lhe da a Bússola de Ouro, uma bússola com poderes que deveriam ser descobertos por Lyra. A partir daí então começa a aventura de Lyra tentando descobrir o paradeiro de seus amigos desaparecidos, o envolvimento de seu tio e os catedráticos com o que estava acontecendo no Norte, e os mistérios da Bússola de Ouro.

 Particularmente um livro espetacular, e quem gosta de aventuras fantásticas este livro é muito recomendado.


Publicação primária por W. Albuquerque em HardSakura - Adentrando a imaginação de Philip Pullman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário