25.6.24

3 Fatos e o Significado da Tatuagem da Medusa

Se você acompanhar o TikTok ou Instagram, já deve ter cruzado diversas vezes com essas tatuagens, principalmente em mulheres. Essas representações são características em diversos estilos, como blackwork, tradicional, neo tradicional, realismo e surrealismo.

A Medusa é uma figura, e também se tornou uma das mais populares tatuagens da mitologia grega, um monstro que aparece em mitos e acabou se tornando uma das criaturas mais populares na cultura contemporânea.


História da Medusa


Na mitologia grega, uma das figuras monstruosas mais conhecidas é a Medusa.

Na obra Teogonia de Hesíodo, ela era uma das três irmãs Górgonas, filhas de Keto e Phorkys, deuses primordiais do mar, e ao contrário das suas irmãs, ela era mortal.

O seu mito mais popular, a coloca como alvo de Perseu, um herói que, com o auxílio dos deuses, a perseguiu e matou arrancando sua cabeça.

Há algumas versões sobre a história da Medusa, como uma em que a princípio, ela era uma jovem sacerdotisa virgem da deusa da guerra e da sabedoria, Atena, e teria sido vítima abusos pelo deus do mar, Poseidon.

Atena, furiosa com o que aconteceu, transformou a Medusa em uma górgona, um monstro com cobras no lugar dos cabelos e a maldição de transformar que a encarasse, em pedra.

O que a tatuagem da Medusa significa?


Existem alguns significados diferentes para a Medusa, mas normalmente ela está relacionada a força, superação e a sobrevivência, também muito ligada a tatuagem feminina, apesar de suas representações também assumirem significados mais pessoais.

Além disso, a interpretação do castigo sofrido por ela, assim como a sua imagem, acaba dando a oportunidade para que cada pessoa sinta empatia por ela, por diferentes motivos.

A Medusa também é uma figura fascinante do ponto de vista artístico, sua estética é misteriosa e provocante. Ela consegue ser monstruosa, ao mesmo tempo, encantadora. A sua representação em retratos, as cobras e os detalhes criados em cada releitura, além do plano de fundo da mitologia grega, é o que tornam a Medusa, uma figura tão presente na arte da tatuagem.


Por que a Tatuagem da Medusa tem se popularizado?

ARTE POR @OLIESIIZ
arte por @oliesiiz

Um dos principais motivos da popularização da tatuagem da Medusa é a influência de eventos internacionais. A América do Norte e outras regiões no mundo tem se unido com ações na internet, para expor e dar suporte para vítimas de assédios e abusos sexuais.

Em algum momento nos últimos anos, a Medusa acabou se tornando um símbolo de força, resistência e luta, refletindo a reação à injustiça sofrida por essas pessoas, somando milhões de visualizações nas redes sociais.

Por que não tatuar a Medusa?


Existe também outra perspectiva adotada atualmente que responde à pergunta: “Por que não tatuar a Medusa?”

Apesar de parecer um tanto quanto radical esse questionamento, há diversas leituras do significado da Medusa que a relacionam com um símbolo negativo.

“[…] ela é um símbolo apotropaico usado para proteger e afastar o negativo, muito parecido com o mau-olhado moderno. Ela representa uma ameaça perigosa destinada a deter outras ameaças perigosas, uma imagem do mal para repelir o mal […]”, explica a pesquisadora Madeleine Glennon em um ensaio publicado no Met Museum.

Seja como foi, a escolha da Medusa para uma representação carrega muitos aspectos pessoais, conhecer a sua história, é um passo importante, não apenas para entender a personagem que ela foi, mas também para encontrar o seu ponto de empatia com ela e suas representações.


3 Fatos sobre a Medusa


  • Há diversas imagens diferentes dela, a mais comum é sua face feminina, porém, ela também já teve diversas representações monstruosas e grotescas
  • Segundo Hesíodo, Perseu a atacou enquanto ela dormia, usando o escudo polida de Atena para evitar o olhar petrificante, e em seguida, fugiu das irmãs Górgonas furiosas usando as botas aladas e o capacete da invisibilidade dados pelos Hermes e Hades. Ainda assim, ela era tão poderosa, que Perseu teve que carregar a cabeça da Medusa em um saco especial chamado Kybisis, e usou durante a sua jornada, a cabeça dela para petrificar inimigos.
  • Ao morrer, ela deu à luz a duas criaturas, o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário, ele será lido com carinho!
* Pode descarregar palavrões, brigar e praguejar, sinta-se em casa rs.
* Volte sempre o/