17 agosto

Como conectar um Kinect XBOX usando USB (prep. de arte interativa com TouchDesigner)

Há algumas semanas venho me coçando pra descolar um Kinect de XBOX. Ou melhor, faz algumas semanas que eu estou nessa espécie de hiperfoco com arte digital interativa e consumindo horrores de vídeos no TikTok de tutoriais de TouchDesigner. E tudo bem se tu não faz ideia do que seja isso, ou mesmo Kinect, pois essa publicação está prestes a ficar interessante... prometo!

Kinect é uma câmera do videogame XBOX 360 e ONE que captura e reconhece movimentos. E TouchDesigner é um software de programação visual (a galera usa para criar conteúdo/arte multimedia e interativa em tempo real—como a imagem acima, que é uma projeção na qual o público consegue interagir). Okay, agora que você tem o contexto, vamos lá.

Eu nunca tive experiência com arte interativa, muito menos em tempo real, mas tenho visto tanto potencial legal em vídeos que exploram diferentes formas de criar com esse software, que comecei a reimaginar algumas ideias que eu tinha, dentro desse cenário, desse "formato" de obra. Vou deixar um vídeo aqui pra você ver um pouco dessa pira na prática.

Maneiro demais, né!? Eu poderia, claro, usar apenas a webcam do meu notebook ou até mesmo conectar a câmera do celular, mas o Kinect tem recursos interessantes—como sensor de profundidade e rastreamento do corpo— e também é mais fácil de movimentar para lá e para cá, sendo que ele serviria exclusivamente pra isso. Porém, acabei esbarrando em um problema que possivelmente você vai entender: no_money!

É, grana escassa. Por sorte, encontrei um Kinect nas redes por R$30, mas outro problema é o uso dele. Essa câmera é para um console de videogame e como esperado, o plug é diferente dos que se usam em computadores, ou seja, eu precisaria de um adaptar USB. Eu até pensei "pô, vou cortar tudo os fio e liga, e boa!", mas no Kinect o mesmo cabo transfere dados e também energia.

O adaptador está R$130 (pelo menos quando pesquisei), e achei até por 1/4 disso, mas no Aliexpress e... eu não curto esperar. Então a solução foi: encontrar na internet alguém tão impaciente e curioso quanto com um plano B. E eu achei. Existe uma comunidade chamada "Instructables" com diversos tutoriais diferentes e interessantes de hackstech, usando Arduino, Raspyberry Pi e outras piras, e por acaso, havia um tópico de um usuário (obrigado squiggy2) mostrando como ele fez para adaptar um plug USB no Kinect sem usar uma adaptador. E sim, eu tentei e deu certo. Então, se você quer saber como se faz uma monstruosidade dessa ou se você tem um Kinect pegando poeira na sua casa e/ou quer experimentar TouchDesigner, ou apenas matar um tempo criando uma webcam Frankenstein—pois você também gosta de inventar moda, eu vou deixar um tutorial bem simples de como eu fiz essa adaptação.

A. (Muitos ou's depois) O que você vai precisar:

Basicamente você irá precisar de um Kinect, um cabo USB que você possa destruir, uma fonte de 12V (é aquelas fontes de energia pra modem de internet ou videogame ou notebook antigo, e também por R$15 acha em qualquer lugar). Também de fita isolante (ou tubo termoretrátil) e uma tesoura.

B. Corta e descasca

Com cuidado, corta o cabo do Kinect deixando uns 15cm do plug (se você cortar, não terá como reconstruir esse cabo, então caso você queira ainda usar no XBOX, você pode apenas descascar os cabos, sem cortar, e fazer as emendas nesses espaços descascados, é também importante que você use um swtich nas emendas para que não haja conflito na troca de dados nos cabos), corta o USB deixando ele longo. Corta a ponta da fonte de 12V e deixa o cabo longo pra usar. Descasca todos os cabos e vamos começar a emendar. De cara você vai notar que o Kinect tem cinco cores de fios, enquanto o USB apenas 4. A fonte deve ter um fio preto (normalmente negativo) e um vermelho (normalmente positivo) (aconselho usar um multímetro pra testar ou perguntar na loja, ou pode ser que na própria fonte esteja marcado qual lado é qual).

C. Emendando tudo

Essa parte tem que ter cuidado, você pode soldar as emendas ou enrolar (como eu fiz) e isolar com o tubo termoretrátil ou fita isolante (emende e isole bem!). Abaixo tem um esquema de como os fios devem ser ligados:


USB Verde ───> Kinect Verde (D+)

USB Branco ───> Kinect Branco (D−)

USB Vermelho ───> Kinect Vermelho (5V)

USB Preto ───> Kinect Preto (GND)  ───> Fonte (GND) (sim, você liga todos os 2 pretos e o negativo da fonte juntos)

Fonte +12V ───> Kinect Marrom (+12V)

Na imagem, é mais ou menos como ficaria (apesar de eu ter deixado os meus vermelhos juntos, eles não estão conectados!). Então é só ligar e testar. Pra usar o Kinect você pode também baixar um driver direto da Microsoft (o TouchDesigner tem conexão nativa). Também tem o Kinect for Windows Developer Toolkit  que disponibiliza umas ferramentas bem legais pra você experimentar com o dispositivo.

Futuramente, assim que eu fizer minhas experiências, eu compartilho com vocês os resultados. Espero que esse tutorial tenha sido pelo menos interessante, é muito louco como podemos ir manipulando as tecnologias antigas pra usar em ideias novas e experimentações, meio que me lembra muito a vibe de usar impressoras térmicas antigas como printers de fotografias e tal... massa demais!


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