No final de setembro publiquei meu primeiro artigo científico na revista Coletivo Cine-Fórum. Esse texto é bem especial, eu produzi no primeiro ano do mestrado quando ainda pesquisava sobre o processo criativo do diretor Jim Jarmusch (okay, se você não conhece, para tudo e vai ver uma filme dele, depois volta aqui <3). Eu sempre me amarrei em algo bem singular do cinema dele, uma melancolia e nostalgia em relação aos espaços urbanos e a poética do tédio... não é tão complexo quanto parece, e nesse texto eu tento explorar isso a partir de algumas teorias bem legais, como o pós-modernismo de Fredric Jameson, que muita gente disse que é batido, mas mano, o bagulho ainda pulsa. Também a perspectiva de melancolia a partir dos estudos de Julia Kristeva, que é sensacional, e também o prazer da imagem da Laura Mulvey.
A ideia é observar como a pós-modernidade nos coloca nesse estado de melancolia, muitas vezes sentindo saudades ou um "buraco", uma nostalgia, de algo que sequer vivemos, e acaba que isso nos leva a experimentar um tipo de contemplação. Esse rolê é observado a partir de alguns personagens dos filmes Ghost Dog (1999), Only Lovers Left Alive (2013) e Paterson (2016) do Jarmusch, que ilustram perfeitamente esse feeling, que meio que se torna parte do estilo cinematográfico do diretor.
No resumo, tem esse recorte que talvez dê até mais sentido pra tudo isso: "Analisa-se a desconexão e introspecção dos indivíduos diante da superficialidade da sociedade pós-moderna, bem como o papel da arte, filosofia e poesia como "pontes" para a reconexão", sendo essa reconexão, um tipo de retomada da vida sensível.
Sem mais spoilers, fica o convite para você acessar o link e conferir o artigo. A leitura parece longa, mas são 16 páginas com fonte grande e bem espaçada, tem imagens, por isso parece grande, mas é rápida e bem tranquila.
Boa leitura, depois volta aqui me contar o que achou!
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