Acho que esse é o tipo de publicação que entra na categoria MISC, pois é sobre algo que amo, mas talvez você não faça ideia do que tô falando (mas sugiro que você experimente, pelo menos), e tudo bem, pois a intenção é compartilhar... então vamos nessa!
Nerd mode
Initial D Street Stage é um jogo de corrida lançado em 2006 para o console Playstation Portable (PSP) da Sony. Esse jogo foi produzido pela Sega e teve um sucesso interessante no Japão, principalmente por ser um jogo baseado no mangá/anime Initial D (頭文字D) de Shuichi Shigeno. Não vou entrar em detalhes sobre a história, pois você pode encontrar muito sobre ele no TikTok ou Instagram... mas, basicamente a lore trata de rachas japoneses que se desenrolam nas montanhas e com uma ênfase no estilo de corrida drift (derrapagem) — pra quem já viu Velozes e Furiosos Desafio em Tóquio (2006) isso vai ser bem familiar.
O mangá foi publicado no Japão entre 1995 e 2013, mas também saiu no Brasil pela Panini entre 2024 e ainda está rolando (2026). O anime teve uma porrada de episódios (e alguns filmes), começando em 1998 e tendo temporadas (Stages) até 2022. O primeiro jogo saiu no Game Boy ainda em 1998 e também teve publicações no PS1, PS2, PS3, Arcade, GBA, Nintendo 3DS e PC, foram mais de 10 jogos. Ou seja, ele tem lá seus méritos.
Meu contato com esse jogo veio depois de uma temporada viciado no anime do mesmo criador MF Ghost, disponível no Crunchyroll, onde a vibe se mantém, mas agora as corridas são gerenciadas por uma empresa gigantesca e é só carro, tipo, Lambo, Ferrari, Porsche, etc., exceto pelo carro do protagonista que é um Toyota 86, mas o cara é zica e consegue fazer geral comer poeira. Ele tem lá seus altos e baixos, mas é uma narrativa interessante, o visual é maneiro e não fica apenas nas corridas. E tem algumas trilhas sonoras que precisam ir para a sua playlist.
Agora o que interessa
Os jogos, ao menos os que eu tive contato no PS2 e PSP, só possuem versão oficial em japonês. Inicialmente foi frustrante, pois eu estava curioso para experimentar a gameplay e amarradão na estética. Então, fuçando no Reddit e YouTube, encontrei uma publicação com um patch (são arquivos modificados que alteram alguns aspectos dos jogos) em inglês. Eu tentei fazer a instalação, mas não funcionava, pois no tutorial não indicava que o patch era pra uma versão específica do jogo, a 1.01.
Então, consegui descolar a ROM (o arquivo "acessível") do jogo com a versão correta pra emular no PPSSPP, um emulador de PSP para Android. E funcionou! Melhor ainda, fuçando por aí também encontrei no Discord uma tradução em PT-BR, pensa na alegria de ter uma tradução também em português. Vou compartilhar com quem interessar aqui o passo a passo bem reduzido e ainda falar um pouco de outra patch que achei e o motivo dessas modificações serem tão importantes (e a acessibilidade para a ROM desses jogos também — não, não é pirataria).
- Instale o PPSSPP no Android;
- Abra o emulador e defina uma pasta onde os arquivos vão ficar (você pode também criar uma pasta "jogos" no mesmo local e adicionar as ROMs);
- Baixe a ROM e a pasta do patch (você vai notar que terão duas pastas, uma EN e uma PT);
- Salve a ROM na pasta que você escolheu para jogos e extraia a pasta do patch da língua que você preferir EN (inglês) ou PT (português) para dentro da pasta TEXTURES;
- Agora, abra o emulador. Em jogos você escolhe a pasta onde os jogos estão. E então abre o Initial D;
- Por fim, quando o jogo iniciar, você vai nas opções do emulador > Configurações > Ferramentas > Ferram. do Desenvolvedor > Subst. das Texturas > Clica pra deselecionar e novamente para selecionar a opção "Substituir Texturas". Então é só voltar pro jogo;
- Se algo der errado, experimenta abrir o jogo, logo vai no menu do emulador, clica em "Salvar State", aí faz todo o processo acima. Por fim, antes de "Continuar", você clica em "Carregar State".
Fácil né? Vou deixar aqui o vídeo do tutorial gringo (tem esse também que pode ajudar) e do tutorial em BR.
Agora, sobre o lance da acessibilidade... eu entendo que existem diversos fatores relacionados a diretos autorais que envolvem a circulação desse tipo de mídia (que na teoria não deveria ter uma versão digitalizada da mídia física, exceto se criada pela desenvolvedora), porém, jogos desses consoles mais antigos, a grande maioria, são produções de empresas que já não existem, que não há distribuição, ou seja, você só tem acesso se comprar usada (e com sorte em boas condições). Sendo assim, é um tipo de "produto" que não gera um capital, e é um poderoso recurso de troca cultural, experiência e tem uma riqueza fudida para estudos.
Eu sei que hoje a circulação de ROMs acontece até mesmo para os consoles atuais, e como eu disse, sim, direitos autorais existem para serem respeitados, mas deixando minha opinião pessoal, os jogos hoje são quase experiências de luxo, o valor não é acessível e é a partir desse mercado capitalista agressivos que a indústria indie cresce tanto em diferentes formas, modelos e obras. E também é legal ver como a comunidade se une e engaja, não só para recuperar muitos jogos que acabam perdidos, como pra fazer traduções e modificações, como essas do Initial D.
No final das contas, acredito que toda obra deveria ter uma versão acessível. No nicho indie de TTRPGs (tabletop role-playing games), por exemplo, há diversos designers e editoras que publicam seus jogos com uma versão gratuita, mesmo que seja sem cores ou ilustrações, um texto simples, pois sabem que a acessibilidade ao conteúdo é mais importante do que a capitalização imediata, e isso gera muito mais do que clientes, mas coletividade.
Já pensou como seria no mercado literário? Se todos os livros tivessem uma versão de texto simples gratuita? Hoje, entendo que as pessoas não comprar livros pelo conteúdo, mas pela experiência, uma versão acessível não vai impedir o consumo, mas potencializar esferas que não tinham contato para consumos futuros.
Não sei como isso seria para jogos digitais, mas é algo interessante para se pensar, não?
Let's drift!


Bom dia, tudo bem?
ResponderExcluirEncontrei seu blog no "Blogueiros Raiz" e cara, que surpresa boa! Otimo e multifacetado conteúdo! Parabéns tambem pelas produções audiovisuais do canal! E voce trouxe algo que eu queria a anos, tradução do InitialD kkk, vou jogar no meu R36s hoje ainda! Ah, e seu blog ja esta no meu blogroll!Um abraço!
Prazer! Willian..